Uma prova de amor
Timóteo, 2013.
REAÇÕES QUÍMICAS
Reação Química é um fenômeno onde os átomos permanecem intactos. Durante as reações, as moléculas iniciais são "desmontadas" e os seus átomos são reaproveitados para "montar" novas moléculas.
No nosso cotidiano, há muitas reações químicas envolvidas, como por exemplo, no preparo de alimentos, a própria digestão destes alimentos no nosso organismo, a combustão nos automóveis, o aparecimento da ferrugem, a fabricação de remédios, etc.
A forma que representamos a reação química chama-se Equação Química.
Equação Química – é a representação gráfica da reação química. Nela colocamos os elementos que estão envolvidos na reação, de forma abreviada, e como ela aconteceu, através de símbolos já padronizados. As Equações Químicas representam a escrita usada pelos químicos e de forma universal, ou seja, é a mesma em qualquer país. As substâncias que participam da reação química são chamadas de produtos ou reagentes na equação química.
Reagentes (1° membro) – são as substâncias que estão no início da reação. São as que irão reagir, sofrer a transformação.
Produtos (2° membro) – são as substâncias resultantes da reação química.
Exemplo: Duas moléculas de gás hidrogênio juntam-se com uma molécula de gás oxigênio formando duas moléculas de água.
2H2 + O2 → 2 H2O
reagente produto
Observe que o H2 e o O2 são reagentes e H2O é o produto.
TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS
SÍNTESE OU ADIÇÃO – é a reação onde duas ou mais substâncias reagem para se transformar em uma. (A + B = AB);
Exemplos:
C + O2 → CO2
Cao + H2O → Ca(OH)2
ANÁLISE OU DECOMPOSIÇÃO – é a reação onde uma substância se divide em duas ou mais substâncias de estrutura mais simples. (AB = A + B);
Exemplos:
2AgBr → 2Ag + Br2
2Cu(NO3)2 → 2CuO + 4NO2 + O2
SIMPLES TROCA OU DESLOCAMENTO – é a reação onde uma