António Damásio e o marcador somático
Ano letivo 2012/2013
António Damásio e o Marcador Somático
Trabalho realizado por:
Cristiana Castro nº8 12ºB
Daniel Fernandes nº9 12ºB
Neuza Silva nº17 12ºB
Valentim Roque 12ºB
Índice
Introdução………………………………………………………………Pág. 3
Definição de razão e emoção………………………………………Pág. 4
Objeto de estudo de António Damásio……………………………Pág. 5
Casos de Phineas Gage e Elliot……………………………………...Pág. 6,7
O conceito de marcador somático…………………………………Pág. 8
Exemplos de danos cerebrais…………………………………………Pág. 9
Conclusão…………………………………………………………………Pág. 10
Bibliografia………………………………………………………………...Pág.11
Introdução:
A principal característica que nos diferencia dos animais é a nossa capacidade cerebral.
O nosso cérebro é constituído por milhões de células específicas, os neurónios. Estas são responsáveis por grande parte das funções do sistema nervoso e cada neurónio tem uma função específica a desempenhar.
Quando é afectada uma área do cérebro, o indivíduo pode tender a ficar com limitações ao nível físico ou psicológico, dependendo da zona lesionada, por exemplo, se a lesão foi nos lobos occipitais pode ter perturbações visuais, se for nos lobos temporais pode ser afectada a audição. Mas se a zona lesionada, for o córtex pré-frontal haverá modificações ao nível psicológico (emoções e raciocínio) e não físico.
A emoção foi considerada, durante muito tempo, como um factor perturbador do pensamento, do raciocínio e que, no caso da decisão, poderia prejudicar a escolha da melhor opção. Damásio, nas suas investigações, que iremos ver irá contrariar esta afirmação que estamos habituados a tomar como acertada. Para isso irá utilizar dois dos seus casos, o de Elliot e o de Gage.
Definição de razão e emoção:
Emoção é uma reação complexa a estímulos externos (mais frequentemente) e também a estímulos internos, que se traduz em reacções fisiológicas, comportamentais, cognitivas, afetivas,