Trabalho Ant Nio Dam Sio
Mafalda Barreiro
Mafalda Ferreira
Matilde Mateus
Roberta Vieira
Sónia Fernandes
Março/2015
Professor Miguel Rio
Índice
Introdução 4
1. Desenvolvimento 5
1.1. Breve biografia de António Damásio 5
1.2. Relação emoção e razão segundo Damásio 6
1.3. Importância de Marcador Somático ao nível da Tomada de Decisão 7
1.4. Relação entre as Emoções e a Tomada de Decisão 8
1.5. Importância de António Damásio na mudança de paradigma em relação ao papel das emoções 9
1.6. Emoção como um processo mental 10 1.6.1. Os casos Phineas Gage e Elliot 11
Conclusão 12
Relatório Crítico 13
Bibliografia 14
Introdução
A palavra emoção vem do latim “emovere”, que significa “ mover a partir de dentro”. Efetivamente, as emoções são uma força que nos motiva e que nos faz agir. No entanto essa força não é irracional, pelo que razão e emoção estão relacionadas.
O equilíbrio entre a emoção e a razão não é fácil de atingir. Saber gerir sentimentos torna-se uma tarefa difícil e muitas das nossas decisões acabam por ser influenciadas pelas nossas emoções.
As nossas emoções são uma fonte valiosa de informação e ajudam-nos a tomar decisões. Estas são resultado não só da razão, mas da junção de ambas.
As emoções têm sido um tema de muitas pesquisas ao longo dos últimos anos, e devido à necessidade cada vez maior de compreender e controlar as atuais patologias associadas ao aspeto emocional, o seu estudo tem-se tornando importante. Por ser um tema presente e marcante na vida humana, este assunto sofreu um grande avanço nos últimos anos e seu estudo constitui um domínio particularmente interessante nas áreas Sociais e Humanas. A psicologia diz que o ser humano traz ao nascer algumas emoções básicas como o medo, a tristeza, a raiva e a alegria. Todas elas têm uma função importante nas nossas vidas, influenciando também a tomada de decisão. Apesar disso, as emoções eram consideradas processos menos importantes, primitivos e até mesmo indicadores patológicos.