TRABALHO DO EJA Forma o e pratica do educador
Solange Cordeiro Caetano Ramos de Araújo Claudia Cecilia Pereira Gomes Jaqueline silva de Paula Neide Aparecida Manzoni Razente
EJA formação e pratica do educando
Sorriso/MT 2015
Eja: Formação e pratica do educador
Em relação à qualidade formal, em geral, o educador que trabalha com a educação de Jovens e Adultos não tem formação adequada para atuar nesta modalidade de ensino e não tem recebido atenção necessária nos cursos de formação de professores.
1-Com relação à qualidade da formação para atuação na EJA, o que ocorre é uma crescente descaracterização dos cursos de formação, juntamente a falta de livros escritos que propicie apoio a essa formação, a pouca contribuição das universidades, ao desprezo das questões de ensino e a formação para o trabalho docente. São muitos os desafios o que torna a prática de ensinar cada vez mais complexa
2- o professor precisa ter uma metodologia diferenciada para esses alunos , precisa-se partir da realidade que eles vivem, de sua história e necessidades.
3- A formação é um processo essencial à prática da EJA, as experiências coletivas vêm demonstrando que a produção do conhecimento na EJA tem mais sentido político e social quando articula teoria na prática.
A pratica:
A prática educativa é acima de tudo um desafio, pois o educador consciente passa grande parte do seu tempo questionando-se, revendo conceitos, buscando dar o melhor a seus educandos.
Saberes necessários ao educador da EJA
O ensino para esses alunos precisa ser diferenciado, precisa-se partir da realidade que eles vivem, de sua história e necessidades, valorizando o que ele sabe e ajudando a transformar esse conhecimento.
Assumir como profissional libertador que tem postura crítica diante da realidade vivida, valorizando