psicopatia
Assim, numa dada tomada de decisão, decorre uma ligação entre o estado corporal e o tipo de situação presenciada. Dava-se, então, uma orientação do comportamento, das opções, devido ao facto de as manifestações corporais se associarem à situação vivida simulando as consequências esperadas.
Serve, deste modo, o marcador somático para restringir/diminuir as opções possíveis, visto fazer uma análise lógica e de custo-beneficio.
Se “não existisse” marcador somático, as opções misturar-se-iam com as opções e o raciocínio demoraria uma infinidade de tempo a analisar estes pares opções/consequências. Mecanismo automático facilitador do quotidiano, o marcador somático suporta as nossas decisõeMarcador somático - mecanismo automatizado que suporta as nossas decisões a partir de experiências emocionais anteriores (resultantes da ligação entre as situações vividas e respectivos estados somáticos, ou seja, estados do corpo). Estas experiências anteriores ficam gravadas nas áreas pré-frontais, responsáveis por funções como a memória, entre outras consideradas de nível superior devido à sua complexidade. Perante a necessidade de tomar decisões, o córtex cerebral apoia-se nas emoções para decidir. De acordo com António Damásio, sem emoção, ficaríamos impossibilitados de fazer as escolhas mais simples. Os marcadores somáticos informam o córtex sobre as decisões a tomar. O nosso pensamento tem necessidade das emoções para ser eficaz. De forma simplista, pode dizer-se que, de acordo com Damásio, nisto consiste o "erro de Descartes", ou seja, a mente(razão) não existe separadamente do corpo (emoção). s.
É possível uma criança ser psicopata?
Uma criança não pode ser considerada psicopata com base no