Método dos lúmens e ponto a ponto
DISCIPLINA: CONSERVAÇAO DE ENERGIA
PROFESSORA: _________
TURMA: 2013.2/2010.2
MÉTODO DOS LUMENS E PONTO A PONTO
ALUNOS: _______
Limoeiro do norte-CE
31 de Março de 2014
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA 3
2. OBJETIVOS 4
3. DESENVOLVIMENTO 4
4. RESULTADOS OBTIDOS 14
5. CONCLUSÃO 15
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Segundo o livro conservação de energia, 3° edição, a iluminação é responsável por, aproximadamente, 24 % do consumo de energia elétrica no setor residencial, 44% no setor comercial e 1% no setor industrial. Em relação aos serviços públicos, aproximadamente dois terços são utilizados para iluminação de ruas. Pode-se, então, dizer que a iluminação publica é responsável por cerca de 3,3 % de toda a eletricidade consumida no Brasil.
Vários trabalhos desenvolvidos mostram que a iluminação ineficiente é comum no Brasil. Uma combinação de lâmpadas, reatores e refletores eficientes, associados a hábitos saudáveis na sua utilização, podem ser aplicados para reduzir o consumo de energia elétrica.
Partindo desses princípios, torna-se necessário o calculo e a escolha de um sistema de iluminação eficiente, capaz de oferecer conforto aos seus usuários da forma mais econômica possível. Neste relatório serão empregados, para o dimensionamento correto da iluminação do laboratório de hidráulica e pneumática do IFCE campus Limoeiro do Norte, o método dos lúmens e o método do ponto a ponto. Serão escolhidos as luminárias e fatores a rigor do projetista, partindo de um roteiro de cálculos.
2. OBJETIVOS
- Escolha de luminária adequada para o ambiente.
- Calculo seguindo roteiro do método dos lúmens.
- Verificação pelo método do ponto a ponto.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 O método dos lúmens é utilizado para calcular a quantidade de lâmpadas e luminárias, levando em consideração