Metodos de aplicacao logica
Inteligência artificial (IA) é a inteligência similar a humana exibida por mecanismos ou software. Também é um campo de estudo acadêmico. Os principais pesquisadores e livros didáticos definem o campo como "o estudo e projeto de agentes inteligentes", onde um agente inteligente é um sistema que percebe seu ambiente e toma atitudes que maximizam suas chances de sucesso. John McCarthy, quem cunhou o termo em 1955, a define como a ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes.
Também é definida como o ramo da ciência da computação que se ocupa do comportamento inteligente ou ainda, o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor.
Domínio relativamente recente que começa com o desenvolvimento dos computadores que oferece enorme possibilidade de armazenamento e processamento de informação a altas velocidades. A inteligência encontra sua fonte de inspiração na inteligência natural dos seres humanos.
O principal objetivo dos sistemas de IA é executar funções que, caso um ser humano fosse executar, seriam consideradas inteligentes.
Características básicas sistemas IA :
Capacidade de raciocínio - aplicar regras lógicas a um conjunto de dados disponíveis para chegar a uma conclusão;
Aprendizagem - aprender com os erros e acertos de forma a no futuro agir de maneira mais eficaz;
Reconhecer padrões - tanto padrões visuais e sensoriais, como também padrões de comportamento;
Inferência - capacidade de conseguir aplicar o raciocínio nas situações do nosso cotidiano.
Inicialmente a IA visava reproduzir o pensamento humano. A Inteligência Artificial abraçou a ideia de reproduzir faculdades humanas como criatividade, auto-aperfeiçoamento e uso da linguagem. O conceito de inteligência artificial é bastante difícil de se definir. Por essa razão, Inteligência Artificial foi (e continua sendo) uma noção que dispõe de múltiplas interpretações, não raro conflitantes ou circulares.