Jdbc
Java permite o acesso a bancos de dados relacionais através das funcionalidades definidas no pacote java.sql e associados, que definem o "produto JDBC".
JDBC é uma API para execução e manipulação de resultados a consultas SQL através de Java. Para desenvolver uma aplicação com Java e bancos de dados relacionais, é preciso ter disponível: * O pacote JDBC (padrão na distribuição da plataforma de desenvolvimento Java desde sua versão 1.1); * Acesso a um servidor de banco de dados relacional, ou seja, um sistema gerenciador de banco de dados que entende SQL; e * Um driver JDBC adequado ao SGBD que será utilizado.
Uma vez que esses recursos estejam disponíveis, a aplicação Java tem acesso ao banco de dados relacional através da execução dos seguintes passos: 1. Habilitar o driver JDBC a partir da aplicação cliente; 2. Estabelecer uma conexão entre a aplicação cliente e servidor do banco de dados; 3. Montar e executar a consulta SQL desejada; e 4. Processar no cliente o resultado da consulta.
A seguinte figura ilustra a arquitetura JDBC, delimitando o escopo da aplicação e da infra-estrutura de acesso aos bancos de dados:
Carregando um driver JDBC
Do ponto de vista da aplicação Java, um driver nada mais é do que uma classe cuja funcionalidade precisa ser disponibilizada para a aplicação. A funcionalidade básica que um driver deve oferecer é especificada através da interface Driver.
A classe DriverManager estabelece um conjunto básico de serviços para a manipulação de drivers JDBC. Como parte de sua inicialização, essa classe tentará obter o valor da propriedade jdbc.drivers de um arquivo de definição de propriedades e carregar os drivers especificados pelos nomes das classes.
Alternativamente, um driver pode ser carregado explicitamente para a JVM; a forma usual para executar essa tarefa é através do método forName() da classe Class, como em