Campo eletrico
Um campo elétrico é o campo de força provocado por cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistema de cargas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas a uma força elétrica.
O campo elétrico é uma grandeza vetorial, portanto é representado por um vetor. Para determinarmos a sua presença, colocamos uma carga de prova no meio. Se esta ficar sujeita a uma força, dizemos que a região em que a carga se encontra está sujeita a um campo elétrico. O vetor campo elétrico tem sempre a mesma direção da força a que a carga está sujeita, e o sentido é o mesmo da força — se a carga de prova estiver carregada positivamente (Q > 0) — ou contrária à força — se a carga for negativa (Q < 0). O módulo é calculado da seguinte forma: onde ( Lei de Coulomb )
Substituindo temos:
K é a constante dielétrica do meio. Nota-se, por essa expressão, que o campo elétrico gerado por uma carga é diretamente proporcional ao seu valor e inversamente proporcional ao quadrado da distância.
Campo elétrico gerado pela carga Q
O campo elétrico sempre "nasce" nas cargas positivas (vetor) e "morre" nas cargas negativas.
Quando duas cargas positivas são colocadas próximas uma da outra, o campo elétrico é de afastamento, gerando uma região no meio das duas cargas isenta de campo elétrico. Como mostrado na figura seguinte:
O mesmo ocorre para cargas negativas, com a diferença de o campo elétrico ser de aproximação.
Quando são colocadas próximas uma carga positiva e uma negativa, o campo "nasce" na primeira, e "morre" na segunda:
Supondo novamente duas cargas de prova positivas que se encontram em movimento dentro de um campo elétrico. A partir da trajetória dessas cargas, traçam-se linhas que são denominadas linhas de força, que têm as seguintes propriedades: 1. Saem de cargas positivas e chegam nas cargas negativas; 2. As linhas são tangenciadas pelo campo elétrico; 3. Duas linhas de força nunca se cruzam; 4. A