Campo eletrico
CAMPO ELÉTRICO
DOCENTE= UBIARA
DISCENTE= RONALDO VIEIRA DE SOUZA
3º ANO B
AGUA BOA-MT,
04 DE ABRIL DE 2011
CAMPO ELÉTRICO
INTRODUÇÃO
NO NOSSO DIA A DIA CONVIVEMOS COM DIFERENTES TIPOS DE FORÇAS, UMA DAS MAIS COMUNS SÃO AS FORÇAS DE CONTATO, TAL COMO PUXAR OU EMPURRAR ALGUM OBJETO SOBRE UMA MESA OU MESMO CHUTANDO UMA BOLA DE FUTEBOL. EM CONTRAPARTIDA, EXISTEM DUAS FORÇAS QUE AGEM À DISTÂNCIA, SÃO ELAS AS FORÇAS GRAVITACIONAL E ELÉTRICA, ISTO QUER DIZER QUE EXISTE FORÇA MESMO QUE DOIS OBJETOS NÃO ESTEJAM EM CONTATO.
Forças agindo a distância foi um dos problemas mais complexos tratados pelos nossos pensadores antepassados. Os primeiros passos, concretos, dados na compreensão e descrição matemática deste problema foi dado por Newton ao estudar a influência da força gravitacional sobre os objetos na face da Terra.
Destes estudos surgiu a lei da gravitação universal. Uma forma extremamente valiosa para entender este fenômeno, vem da proposição de Michael Faraday (1791-1867) em criar o conceito de campo elétrico. Assim, um dos propósitos do uso de campos elétricos é evitar o conceito de ação à distância.
De acordo com Faraday, o campo elétrico se emanaria de qualquer carga, tanto das positivas quanto das negativas, e que permearia todo o espaço em torno das mesmas. Ele admitiu ainda que uma segunda carga, colocada na presença da primeira, sentiria o campo elétrico produzido pela primeira carga. Este campo é que seria o responsável para o aparecimento da força elétrica.
Ora, se isto é verdade então deve existir uma conexão direta entre o campo elétrico e a força eletrostática de acordo com a lei de Coulomb. . A correlação entre estes dois entes pode ser determinada reorganizando a expressão para a força como a seguir
[pic] onde [pic]é um vetor, o qual denominamos de vetor campo elétrico. De acordo com Faraday este campo elétrico é devido a uma