Campo Elétrico
Campo Elétrico
Curitiba 2013
Turma Eletrônica 1
Bruno Henrique K. de Carvalho.
Lucas Amon R. de Castro.
Física, matéria ministrada pelo professor Novaes.
Curitiba 2013
Índice
1. INTRODUÇÃO
No desenvolvimento da pesquisa, o assunto será abordado e divido em tres assuntos: (1) História do campo elétrico, (2) seus fundamentos e por fim (3) suas propriedades.
Damos mais ênfase à história, visto que a mesma possui mais informações disponíveis.
Um breve conceito de campo elétrico: pode ser definido como uma força que envolve uma carga elétrica, Matematicamente , podemos definir campo elétrico como a força eletrostática dividida pela carga.
O campo elétrico foi descoberto ,mesmo sem possuir as características que tem hoje em dia, por Willian Gillbert ,o modelo e as propriedades do campo elétrico foram aperfeiçoadas com o tempo até “transformar-se” no que é hoje em dia.
2. Desenvolvimento
2.1 História:
O campo elétrico foi descoberto pelo inglês Willian Gilbert(1544-1603) que estudou sobre o magneto(imã) e sobre a eletricidade estática.
Descobriu o campo elétrico eletrizando um pedaço de âmbar(seiva de arvore sólida) e a aproximando de sua invenção o versodium (uma espécie de flecha metálica fixa sobre uma estrutura ,também metálica ,que permitia a flecha girar),que foi atraido pelo objeto eletrizado ,ele repetiu esta esperiência usando diversos materiais e descobriu que eles também poderiam ser eletrizados ,e portânto atrair a flecha do versodium ,quebrando o mito da época que dizia que apenas o âmbar poderia ser eletrizado.
Otto Von Guericke(1602-1686) aperfeiçoou a experiência anterior eletrizando o âmbar e encostando-o em dois objetos que quando eram aproximados ,um do outro ,estes se repeliam ,descobrindo que os corpos eletrizados poderiam, além de atrair ,repelir