Trabalho
Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militar
Disciplina: Química
Professora: Vera
Aluno: Welton Sousa Martins
Código: 1198218
TRABALHO
DE
QUIMICA
Este trabalho foi realizado para aquisição da segunda nota da disciplina de química.
Introdução
No estudo da combustão, são abordados os conceitos de matéria, pirólise e energia de ativação, que têm fundamental importância para que a reação venha a ocorrer, influenciando diretamente os incêndios. Conforme a quantidade de energia liberada, a combustão será classificada como viva (que é o caso das chamas propriamente ditas) ou lenta (que é o caso das incandescências ou brasas). A combustão será classificada como completa ou incompleta quanto à combinação dos seus elementos químicos. Será apresentada, também, a combustão espontânea, de ocorrência rara, porém muito importante. Para compreender melhor todo o processo de combustão, será exposto o tetraedro do fogo, com seus elementos: combustível, comburente, calor e reação em cadeia, que, juntos, são responsáveis pela sustentabilidade da reação.
A combustão (fogo) é uma reação química que se processa entre uma substância combustível (como um pedaço de madeira, papel, tecido, borracha, etc.), ao sofrer um aquecimento, e o ar, produzindo luz e calor em uma forma de reação sustentável. É importante frisar que fogo e combustão são sinônimos. Enquanto aquele é mais conhecido usualmente, este é bastante utilizado nos estudos científicos e ambos significam queima.
Combustão Antes de se tratar da combustão propriamente dita, é preciso lembrar o que ocorre antes que uma substância queime, ou seja, entre em combustão.
Tudo o que existe no universo é formado de matéria, a qual pode ser definida,