Paralelo entre as cidades de paris e nova york
Paris
-Surgimento
A região já era habitada desde a pré-história e somente ganhou destaque após a queda do império romano. Na idade média, época do feudalismo, devido à sua localização em um lugar fértil e no meio de rotas comerciais se tornou na época a mais rica e populosa cidade europeia.
-Características físicas
Paris é comparado a um ”funil”, pois seu centro é localizado em um lugar de baixa altitude, esta que vai aumentando à medida que se afasta do meio da cidade e se aproxima das colinas que contornam a cidade. Tem um clima temperado com invernos suaves e verões frescos.
-Grandes problemas
A medida que Paris foi crescendo e expandindo seu território, as montanhas que contornam a cidade foram um entrave pois impedia um maior crescimento; a água que advinha do rio Sena começou a não ser mais o suficiente para satisfazer toda a população, fazendo-se necessário grandes intervenções da engenharia, além disso, a poluição também passou a ser outro problema; as pequenas ruelas na cidade impedia uma maior locomoção além de ser ruim para estratégias de guerra.
-Interventores/Principais intervenções
Felipe II, visando defender a cidade construiu muralhas no entorno da mesma, as pedras utilizadas para a construção são do interior da cidade e até hoje podem ser vistas em certos locais de Paris; Napoleão Bonaparte, revolucionou a educação, investiu em industrias e expansão das ruas da cidade; Napoleão IV construiu estações de tratamento do esgoto.
-Infra-estrutura hoje
Apesar de não poder crescer muito para os lados e nem para cima, devido ao terreno frágil da cidade, Paris ainda sim dispõe de uma das mais modernas infra estruturas do mundo.
-Modelo Urbanístico
A maioria dos soberanos franceses desde a Idade Média se empenharam em deixar sua marca sobre uma cidade que não fora jamais destruída como foram Londres (pelo grande incêndio de 1666) e Lisboa (pelo terremoto de 1755). Paris soube elaborar