JDBC
Connection Factory
Para criar as conexões com o banco de dados será utilizado um padrão chamado
Factory, onde através dele se terá uma única classe que proverá uma fábrica de conexão para a aplicação.
Para implementá-la, primeiramente, cria-se uma nova classe java, que “deve” ser inserida em um novo (ou já existente) pacote, chamado br.com.aula.util (ver Figura 1).
Figura 1. A Classe Java
Esta classe será responsável por abrir e fechar a conexão com o banco de dados. Ela vai possuir um único atributo, do tipo Connection, do pacote Java.sql.
Driver JDBC
Para fazer a conexão, é necessário adicionar a biblioteca Driver JDBC do MySQL ao projeto, conforme Figura 2.
Figura 2. Driver JDBC MySQL
Os métodos
A classe ConnectionFactory possuirá dois métodos, um para abrir e outro para fechar a conexão com a base de dados, cujo serão chamados de getConnection() e closeConnection(). Abrir Conexão
A abertura da conexão será feita pelo método getConnection(), que não recebe nada como parâmetro e retorna um objeto Connection.
Para abrir a conexão será utilizado o método getConnection() do DriverManager, que recebe a URL, usuário e senha do banco.
A implementação do método pode ser vista na Figura 3, onde se pode notar que a abertura da conexão ficou dentro de um try-catch, onde podem ser tratados os problemas de conexão.
Figura 3. Abertura de Conexão
Fechar Conexão
O fechamento da conexão se dará pelo método closeConnection(), cujo receberá um objeto Connection e o fechará. Feito isto, se tem a primeira versão da
ConnectionFactory.
método closeConnection() pode também
PreparedStatement e o ResultSet, que serão vistos na sequencia.
Na
sequencia,
o
fechar
o
DAO
O padrão Data Access Objects (DAO) tem por objetivo isolar a camada de persistência.
Sendo assim não se mistura o código da aplicação com o código de acesso ao banco de dados, facilitando a manutenção e o reuso.
Servlets, beans e JSPs