Trabalho aborto
Os reflexos e as respostas de um recém-nascido permitem que ele reaja a o ambiente em que vive e às pessoas que vê. Esses reflexos são instintivos e servem para protegê-lo, e todos os bebês nascem com os mesmos reflexos. Por outro lado, as respostas são totalmente individuais. Por exemplo, o que faz um bebê sorrir pode fazer outro chorar. Nesta página, você aprenderá tudo sobre os reflexos e as respostas de seu bebezinho aos estímulos que ele recebe. . REFLEXO MORO: Está presente até os 3 meses e desaparece gradativamente até os 6 meses. Desencadeado pelo puxar do lençol ou queda da cabeça. (rompimento do equilíbrio). Consiste em: abdução e extensão dos quatro membros extensão da coluna com extensão e abertura em leque das mãos respeitando a flexão das falanges distais do indicador e polegar, seguindo de adução e flexão das extremidades como se fosse dar um abraço
Alterações:
• + 6 meses: maturação retardada sistema nervoso central (paralisia cerebral).
• Assimétrico: lesão nervo periférico (par. obst. Plexo braquial, fratura clavícula; hemiplegia espástica).
• Aumentado: em hipertonicidade grave.
• Deficiente (não abre as mãos) > hipertonicidade.
• Ausente ou diminuído > debilidade muscular generalizada, hipotonia notável. Reflexo sucção: Todos RN a termo o possuem, desencadeia-se ao introduzir-se o dedo do paciente na boca. Sua ausência indica prematuridade notável ou grave defeito no desenvolvimento. REFLEXO DE PREENSÃO PALMAR:
O dedo do examinador ou objeto (um lápis por exemplo) colocado na palma da mão do RN, faz flexão dos dedos e segura o objeto, podendo até ser levantado pelo examinador, sendo que a cabeça deve ficar na linha média. Esse reflexo desaparece ± aos 4 meses.
• Sua permanência pode indicar paralisia cerebral espástica;
• Caso assimétrico: hemiplegia espástica
Caso ausente de um lado pode indicar uma paralisia flácida (principalmente paralisia