Metodos de amostragem
Introdução 2
Revisão Bibliografica 3 Definição da Amostragem 3 Vantagens da amostragem 3 Teorema da Amostragem: 3 Amostras probabilísticas 3 Cuidados a ter na escolha da amostra 4
MÉTODOS DE AMOSTRAGEM 4 Amostragem Aleatória Simples 4 Amostragem Sistemática 5 Amostragem estratificada 6 Amostragem por Conglomerados 8
Conclusão 9
Referencias Bibliograficas 10
Introdução
O sucesso de uma análise estatística envolve aspectos importantes sobre as formas ou métodos de amostragem. Neste sentido, não basta que saibamos descrever convenientemente os dados de uma amostra e que dominemos perfeitamente as técnicas estatísticas para que possamos executar, com êxito, um trabalho estatístico completo. Antes de tudo, é preciso garantir que a amostra ou amostras que serão usadas sejam obtidas por processos adequados. Se erros grosseiros forem cometidos no momento de selecionar os elementos da amostra, o trabalho todo ficará comprometido e os resultados finais serão provavelmente bastante incorretos.
Devemos, portanto, tomar especial cuidado quanto aos critérios que serão usados na selecção da amostra. O que é necessário garantir, em suma, é que a amostra seja representativa da população. Isso significa que, a menos de certas pequenas discrepâncias inerentes à aleatoriedade sempre presente, em maior ou menor grau, no processo de amostragem, a amostra deve possuir as mesmas características básicas da população, no que diz respeito à(s) variável(is) que desejamos pesquisar.
Este trabalho tem como objectivo falar dos diferentes metodos de Amostragens, e para que consiguir mos alcancar o nosso objectivo o grupo usou como base diferente material disponivel nas nossas bibliotecas, bem como disponivel na Internet.
Revisão Bibliografica
Definição da Amostragem
Processo de seleccionar uma porção de material suficientemente pequeno em volume para ser