Desafios dos recem formados
Embora, no Brasil muitas áreas careçam de mão de obra qualificada, um perfil de jovens está se tornando cada vez mais comum em seleções de profissionais, são jovens recém-formados e super capacitados. Eles se apresentam, para as empresas, bem afinados em outros idiomas e trazem na bagagem viagens ao exterior, pós-graduação, trabalhos voluntários e muitas outras qualidades.
Juntando os desafios crescentes do mercado, uma economia globalizada e o aumento da capacitação dos candidatos, não temos como fugir da velha pergunta: como se sobressair e conquistar um lugar ao sol?
Essa resposta inclui tantos itens que seria melhor fazermos um caminho inverso e explanarmos sobre do quê o profissional não pode abrir mão em tempos em que as vagas estão sendo disputadas ‘à foice’.
Hoje em dia, a Universidade está longe de ser um ambiente em que o jovem deve apenas se afogar em livros. Ela apresenta um número grande de oportunidades que não devem ser desperdiçadas: o networking com colegas e palestrantes, futuramente poderá render indicações de emprego; as experiências acadêmicas como trabalhos de imersão de campo e projetos de rádio e TV poderão ser apresentados como portfólio etc.
Durante o período de graduação também podemos utilizar uma excelente porta para o mercado de trabalho que é o estágio. Nada pode aproximar mais o estudante da área de formação do que a própria atuação dele entre os profissionais. Além disso, pequenos erros cometidos durante o estágio