Principais desafios que se apresentam para os recem formados
O mercado de trabalho está sempre em constante mudança e aprimoramento, exigindo cada vez mais dos profissionais. O mercado esta saturado de pessoas que querer trabalhar, mas o que ele realmente busca são profissionais qualificados.
Se já não é fácil permanecer no mercado, imagina então entrar nele sendo um profissional recém formado, com um diploma de baixo do braço, a cabeça cheia de conhecimentos novos e teóricos e nenhuma prática. Os desafios e barreiras que se apresentam para estes profissionais são diversos, entre eles destaca se dois: a falta de experiência e a grande concorrência.
As empresas buscam cada vez mais profissionais que possuam conhecimentos práticos e não apenas teóricos, entre tanto há muitas oportunidades para que tal desafio seja superado, as próprias instituições de ensino possibilitam á amenização deste desafio por meio de incentivos e apoio para que seus alunos busquem a prática, tais como, estágios, aulas e oficinas práticas.
Vivemos em um mundo em que quanto mais conhecimento, melhores as suas chances e oportunidades. Hoje tem vantagem sobre a concorrência o profissional que possua e que busca diferentes conhecimentos em diferentes áreas. O mercado exige o profissional que conheça de tudo um pouco, não basta conhecer tudo sobre a sua função e não saber nada do resto do processo. O modo mais fácil de driblar a concorrência e buscando diferenciais, como por exemplo, cursos, atividades de aplicações práticas, trabalhos voluntários, etc.. Foi se o tempo em que saber outro idioma era um diferencial, atualmente saber outro idioma é uma necessidade assim como conhecer e dominar o mundo digital e suas ferramentas.
Os desafios são muitos, isto é verdade, mas é preciso se manter firme as metas e objetivos que se tem. Quanto a o mercado, ele não é só vilão, ele também pode ser mocinho, assim como ele exige ele também