Futsal
Na década de 30 o Uruguai obteve grande sucesso no futebol de campo sendo bicampeão olímpico e campeão mundial e com isso o esporte teve um grande aumento em sua procura chegando ao ponto de faltar campos e espaço para á pratica. Então a solução foi usar as quadras de basquete ou espaços muito menores que o campo de futebol e assim algumas adaptações ao modo de jogar foram necessárias.
De acordo com Voser (2004: p.14) “Em 1933, Juan Carlos Ceriani redigiu as primeiras regras do futebol de salão, fundamentadas no futebol, basquete, handebol e polo aquático”.
Surgindo esse novo modo de jogar futebol em 1933 no Uruguai as primeiras regras foram escritas e nessa época através de um curso no país alguns brasileiros tiveram acesso a essas regras e por volta de 1938 é que se tem noticias das primeiras publicações no Brasil sobre as regras do futebol de salão.
Dez anos mais tarde o sucesso do novo esporte em nosso país era grande, sendo direcionado inicialmente para crianças e também conquistou público adulto.
Para Voser (2004: p.15) Entre os adultos, o gosto pelo futebol de salão era tanto que passou a ser um problema disciplinar na maioria das ACMs da América do Sul, a ponto de, na Conferência dos Diretores de Educação Física das ACMs Sul-Americanas, ser recomendado que o futebol de salão fosse limitado à pratica somente de menores.
A partir desde momento começaram a surgir os campeonatos e federações em nosso país, até 1990 quando futebol de salão teve sua união ao futebol de cinco praticado pela (FIFA) e assim é criado o futsal que é o esporte com maior numero de praticantes no pais e sendo uma de nossas potências esportivas.
8.2 Desenvolvimento motor
O