Libras
A LIBRAS não é universal. Assim como as pessoas ouvintes em países diferentes falam diferentes línguas, também as pessoas surdas por toda parte do mundo usam línguas de sinais diferentes.
O sinal é formado a partir da combinação dos movimentos da mãos com um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e aos morfemas, são chamados de parâmetros: configuração das mãos, ponto de articulação, movimento orientação, expressão facial e/ou corporal. Falar com as mãos é, portanto, combinar estes elementos que formam as palavra sem um contexto. Para conversar, em qualquer língua, não basta conhecer as palavras, é preciso aprender as regras de combinação destas palavras em frases.
Surdez
Nos últimos tempos, foram feitas diversas pesquisas de campo sobre os estudos surdos e estudos culturais sobre essa deficiência podendo nos proporcionar um novo olhar sobre a surdez. Longe de serem um grupo de pessoas marcado pela deficiência e pela ânsia de cura e normalização, hoje em dia os surdos são pensados como um grupo identitário caracterizado por elementos próprios que marcam por sua diferença.
Surdez é o nome mais comum dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir; tente se imaginar no lugar de uma criança surda, seria como se você estivesse em