Métodos de Amostragem
Licenciatura 1º ano – 1º Semestre - Biologia de Invertebrados
Assunto: Métodos de amostragem e de estudo de macroinvertebrados aquáticos
Introdução:
Os macroinvertebrados aquáticos podem também ser considerados por macrofauna bêntica, macrobenths e macrofauna de fundo, são organismos de água doce e podem ser vistos a olho nu, pertencendo geralmente aos filos Platyhelmintes, Annelida, Mollusca, Crustacea e Insecta. As generalidades principais destes filos são:
Ocupam todos os níveis tróficos, sendo a principal fonte de alimento das espécies piscícolas (Vidal-Abarca Gutierrez et al., 1994, Hauer & Resh, 1996) e constituem um importante elo no processamento da matéria orgânica de origem vegetal tendo uma função de reciclagem de nutrientes nos ecossistemas aquáticos.
Como existe um grande número de espécies e apresentam uma grande diversidade de formas e ciclos de vida, ocupam assim uma grande parte dos habitats de água doce em diferentes condições ambientais e tornam-se então de fácil amostragem, sendo úteis no monitoramento da qualidade de água, com a necessária adoção de amostragem e análise de populações e comunidades de invertebrados.
Material necessário:
MÉTODOS DE AMOSTRAGEM
Amostragem e Identificação dos Macroinvertebrados Aquáticos
Material
Procedimento na saída de campo
Seleção do troço de amostragem
Selecionar um troço de 50m representativo dos habitats destas espécies, de modo a incluir no centro uma unidade de fluxo turbulento a partir do qual se amostraram as unidades de fluxo laminar.
Rede de amostragem
As comunidades de macroinvertebrados serão amostradas com uma rede de mão.
Processo de amostragem
A rede de mão é colocada contra a corrente e ao mesmo tempo o operador remove vigorosamente o substrato na boca da armação metabólica de modo a desalojar os organismos para a coluna de água que são assim arrastados para o interior da rede. As partículas de maior dimensão do