Metodos De Amortiza
Amortização……………………………………………………………………………………….2
Conceito 2
Cálculos das quotas de depreciação ou amortização 2
1.0 Critérios Rígidos 3 1.1 Quotas Constantes (Linha Directa) 3 1.2 Método das quotas degressivas ou depreciação acelerada 6 1.3 Quotas variáveis em progressão aritmética decrescente (Critério dos dígitos). 7 1.4 Critérios das quotas em variáveis em progressão geométrica; 9
2.0 Critérios elásticos 12 2.1 Critérios do desgaste funcional 12 2.2 Base dupla 14
Métodos de registo das depreciações / amortizações. 15
Elementos reintegráveis e amortizáveis 16
Amortização Conceito
Segundo Borges et al (2010) Depreciar ou amortizar consiste em registar de forma sistemática a perda do valor de um activo fixo, ou de outra maneira, de repartir o seu custo pelos períodos econômicos abrangidos pela sua vida útil ou duração econômica.
O termo depreciação é utilizado para os activos fixos tangíveis e o termo amortização para os activos intangíveis.
Na perspectiva contabilística: A amortização refere-se à perda de valor sofrida pelos bens imobilizados como capital (ou activo) fixo que se depreciam com o tempo.
Na perspectiva fiscal: aquela perda é considerada um custo e pode ser deduzida aos lucros tributáveis. As deduções são feitas em função de taxas estabelecidas por lei. Portanto amortização é, assim, uma reserva financeira que se vai constituindo ao longo do período de vida de um bem, com o objectivo de substituí-lo no fim desse período.
Cálculos das quotas de depreciação ou amortização
Os bens do activo fixo estão sujeito a desgaste ou perda de valores, cujas causas principais podem ser resumidas da seguinte forma:
Causas Independentes do uso e resultantes do decorrer do tempo (Desgaste físico resultante da acção normal de acontecimentos estranhos a actividades e limitação do uso no tempo);
Causas