Eng Economica
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS- CAMPUS II
Maceió, 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS- CAMPUS II
Elaylton Cavalcante Dasmasceno Junior
Suéllen Cindy Santos Sousa
Trabalho apresentado como requisito
Pacial para obtenção de aprovação na disciplina
Engenharia Econômica, no Curso de Engenharia Elétrica,
No Centro Universitário CESMAC, sob orientação do
Professor Zeferino José.
Maceió, 2014
Sumário
INTRODUÇÃO
A engenharia econômica corresponde a um conjunto de técnicas utilizadas na análise de investimentos para avaliação de projetos quando há escassez de recursos e a necessidade de escolha entre alternativas. A importância do conhecimento e domínio desta técnica faz-se cada vez mais necessária à medida que os processos decisórios tornam-se mais complexos, e os impactos de decisões equivocadas mais prejudiciais às empresas.
O conceito de amortização é o processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde a soma do reembolso do capital ou dos juros do saldo devedor (juros sempre são calculados sobre o saldo devedor), podendo ainda ser o reembolso de ambos. Dentre várias técnicas, iremos destacar o Sistema de Amortizações Constantes, Sistema de Amortizações Mistas e Tabela Price.
O Sistema de Amortizações Constantes – SAC é um plano de amortização de financiamentos em no mínimo duas parcelas, onde se considera que a amortização do principal ocorrerá em parcelas iguais, daí o nome constante.
No Sistema de Amortizações Misto (SAM) as prestações são as médias aritméticas das prestações do sistema de amortização constante com o sistema francês. Os juros é a multiplicação do saldo devedor com a taxa de desconto e a amortização é a