Metodologias empregadas na pesquisa de motivação
A curiosidade de realizar tal pesquisa bibliográfica surgiu após a percepção em sala de aula da dificuldade do professor em prender a atenção do aluno no conteúdo exposto, tornando as atividades não prazerosas ao aluno na execução das mesmas. Assim, Ondina Teixeira diz sobre motivações, que
[...] torna-se fácil compreender que estes se manifestam na consciência individual sob a forma de desejos, tendências e interesses (apetitivos ou aversivos, isto é, atrativos ou repulsivos) em virtude de cuja pressão o sujeito procurará obter determinados fins (apreciados de antemão) e evitar determinados objetivos ou situações (não apreciados anteriormente) (TEIXEIRA, 1984, p. 110)
Entretanto, os trabalhos de motivação na escola exigem total empenho tanto por parte do professor quanto do aluno, pois ambas as partes devem trabalhar juntas para chegar a um bom resultado. A pesquisa utilizada para este trabalho monográfico foi desenvolvida em caráter exploratório, que segundo, Cruz e Ribeiro (2004,p.18)
estabelece critérios, métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa.Objetiva oferecer informações sobre o objeto de pesquisa e orientar a formulação de hipóteses.. Assim assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.
Também fez uso de levantamentos, em relação à técnica, neste caso o levantamento de caráter bibliográfico de autores que discorreram sobre o assunto da Motivação, desenvolvendo suas pesquisas e apresentando seus resultados de análise.
Esta pesquisa tem em seu bojo o caráter bibliográfico, sendo este sua principal técnica de pesquisa, pois esta forma de trabalho tem um papel muito relevante uma vez que auxilia a compreensão da problemática mediante referências já publicadas em documentos, pois a mesma além de explorar as possibilidades referidos na mesma temática, também possibilita a observação e ampliação das áreas a serem exploradas. A mesma dá suporte às etapas de qualquer