Metodologias em projetos de pesquisa
Metodologia é o caminho a ser percorrido e define o trabalho do pesquisador. No projeto de pesquisa é necessário conceituar e justificar a natureza da vertente metodológica e o método a ser desenvolvido. A natureza da vertente metodológica pode ter uma abordagem Qualitativa ou uma abordagem Quali-quantitativa. A abordagem Qualitativa segundo MEZZAROBA é “uma propriedade de ideias, coisas e pessoas que permitem que sejam diferenciadas entre si de acordo com a sua natureza. A compreensão das informações é feita de uma forma global e inter-relacionada com fatores variados, privilegiando contextos” e a abordagem Quali-quantitativa é aquela que além de se preocupar com a coleta de informações também se preocupa com a construção de dados estatísticos pelo pesquisador. O método de abordagem é outro importante aspecto a ser abordado no projeto de pesquisa podendo ser:
a) Método Indutivo → é aquele método que considera o conhecimento como baseado na experiência que deriva de observações de casos reais e concretos e são elaboradas a partir de constatações particulares.
b) Método Dedutivo → é um método racional, utiliza a razão com a única forma de chegar ao conhecimento verdadeiro; Parte de questões gerais para questões especificas.
c) Método Hipotético-Dedutivo → O fenômeno surge da falta de conhecimento para explica-lo fazendo assim surgir o problema; ão criadas Hipóteses para expressar as dificuldades do problema; das hipóteses deduzem-se consequências a serem testadas ou falseadas (tornar falsas as consequências deduzidas das hipóteses); enquanto o método dedutivo procura confirmar a hipótese, o hipotético-dedutivo procura evidências empíricas para derrubá-las.
d) Método Dialético → é o método empregado em pesquisa qualitativa considera que os fatos não podem ser considerados fora de