Projeto de Pesquisa Metodologia
A QUALIDADE DO ENSINO DO CURSO TÉCNICO DE CONTABILIDADE NA ESCOLA ESTADUAL PADRE TIAGO.
INTRODUÇÃO
O avanço atual e constante da tecnologia e das mudanças acarretadas pela globalização faz com que o aprendiz em contabilidade encontre-se em um novo ambiente, que ampliou em grande parte as suas oportunidades, bem como suas responsabilidades.
A dinâmica das exigências e mudanças no mundo atual despertam o interesse de se discutir sobre os caminhos do ensino contábil.
PROBLEMA
* Será que o aluno de contabilidade se sente satisfeito com a sua preparação para o exercício da profissão de contador?
* O Curso técnico de contabilidade na Escola Estadual Padre Tiago está sendo proveitoso para os alunos?
* Quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos no processo de aprendizado?
* Que tipo de ensino os futuros contadores querem obter?
HIPÓTESE
Grande parte dos alunos do curso técnico está satisfeito com o ensino dado na Escola. A formação do bom profissional contábil está diretamente associada com uma educação de qualidade e que dê suporte para que o aprendiz em contabilidade saia do curso técnico preparado para futuramente uma formação em nível superior e presentemente para prestar serviços à sociedade.
Os fatores que determinam a satisfação dos estudantes de contabilidade são a metodologia dos professores, a sua atenção dada aos alunos e a estrutura física da escola.
Os alunos sentirão que estão sendo preparados para o exercício da profissão contábil se forem capazes de desenvolver as atividades de contabilidade que são ensinadas pelos docentes.
Na maior parte os alunos almejam o ensino superior, em sua maior parte desejam cursar ciências contábeis.
JUSTIFICATIVA
O aluno, que é automaticamente o futuro profissional, necessita ter uma formação com competências e habilidades diversificadas, ou seja, além do conhecimento da contabilidade e suas aplicações, deve ter também uma boa noção de informática, economia, administração, finanças, línguas