Organização
A ACME E SEU MERCADO
Há uma semana, você foi contratado como estagiário de gerência pela filial brasileira da Acme Alimentos, um conglomerado de capital europeu. Você faz parte do programa “Executivos de Amanhã”. Isso significa que seu estágio é a porta de entrada para uma recompensadora carreira executiva na Acne.
O mercado da Acme é muito concorrido. Nos últimos anos, surgiram empresas de pequeno porte, que são especializadas em determinados produtos (por exemplo, massas ou achocolatados) e que trabalham com as chamadas marcas B. Essas marcas, de preço e custo menor, são consumidas pelo mercado de baixa renda, o qual é muito maior que o mercado das marcas de primeira linha, formado pela população das faixas mais altas de renda.
As grandes empresas concorrem umas com as outras no mercado das marcas de primeira linha e não têm conseguido, até agora, ser competitivas no mercado de baixa renda. Para complicar, as marcas alternativas vêm sistematicamente melhorando a qualidade de seus produtos. Isso ganha a fidelidade de seus consumidores tradicionais e pode representar, em algum momento, uma ameaça no mercado de alta renda. Todas as grandes empresas reagem a esse cenário com pesados investimentos de marketing e P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), procurando desenvolver continuamente produtos e marcas novas, para conquistar nichos de mercado e consolidar suas posições tradicionais.
Em outros países, a conjuntura não é muito diferente. A principal diferença é a participação menor das marcas B nos mercados dos países mais desenvolvidos. Nos países emergentes, a situação é muito parecida com a do Brasil.
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
Com esse cenário, o desenvolvimento de novos produtos é uma área extremamente sensível para a companhia.
Nos últimos anos, a Acme teve altos e baixos em suas atividades de desenvolvimento de novos produtos (DNP). Houve sucessos estrondosos, como os flocos de milho com sabores e as pizzas prontas, e alguns