Metodologia
ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL
Materiais tradicionais: bolas, arcos, cordas, bastões, cones, redes, etc. Quando for trabalhar com esses materiais em grande quantidade procurar ter um espaço ( carrinho, sacos ou até mesmo combinar um local com os alunos para eles colocarem o material quando o professor solicitar) reservado para guardar o material quando for trocar de atividade ou de material. Isso evita que o aluno fique em permanente contato com o material e disperse a aula ou treino ( indo brincar com o material que sobrou). A organização do material antes, durante e após as atividades é de extrema importância para o bom andamento da aula e mostra para os alunos o sentido de organização e respeito. Não é aconselhado o professor ir buscar o material durante o andamento da aula ou treino porque caso aconteça algo ( violência, acidente) o professor não terá como justificar ou se defender. Portanto, separe em pequenos sacos todo o material da aula e deixe nos cantos da quadra ( longe do acesso direto dos alunos).
Materiais alternativos: Os materiais feitos com sucatas, panos, espumas, etc; são ótimos recursos pedagógicos para qualquer tipo de atividade. Os materiais podem ser confeccionados pelos próprios alunos ou pelo professor. A utilização do material alternativo torna a aula criativa e dinâmica porque cada aluno terá um material ou mais para realizar as atividades. Bolas de espumas, de tecidos e meia são ótimos para o desenvolvimento de fundamentos esportivos.
Sem a utilização de materiais: São atividades onde os alunos irão imaginar ter os materiais, mas não terão. Portanto, terão que se concentrar na qualidade do gesto que o professor está solicitando. Podem ser realizado jogos imaginários de vôlei, futebol, basquete, entre outros.
QUANTO A INTENSIDADE DA AULA
É recomendado que as atividades tenham uma progressão pedagógica do mais fácil para o mais complexo. De atividades simples para pequenos jogos e posteriormente para jogos