PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS E VÍRUS
INTRODUÇÃO:
As bactérias e os vírus são os microrganismos que podem causar infecções. É necessário um microscópio para observá-los, por isso também são designados de organismos microscópicos ou micróbios.
BACTÉRIAS:
As bactérias são micróbios que podem sobreviver no corpo humano, no ar, na água, no solo, etc., mas não necessitam de células vivas para a sua sobrevivência. As bactérias podem multiplicar-se (dividir-se) muito rapidamente. Os antibióticos podem, no entanto, matar essas bactérias, sendo assim capazes de salvar vidas.
As bactérias causam doenças como:
Tétano
Bronquite
Hanseníase
Meningite
Tuberculose
TÉTANO
O tétano é uma infecção do sistema nervoso com a bactéria possivelmente letal Clostridium tetani (C. tetani).
CAUSAS
Esporos da bactéria C. tetani vivem no solo e podem ser encontrados em todo o mundo. A infecção começa quando os esporos entram no corpo através de uma ferida ou de um ferimento. Esses esporos liberam bactérias que se espalham e formam um veneno chamado tetanospasmina. Esse veneno bloqueia os sinais neurológicos da coluna vertebral para os músculos, causando espasmos musculares intensos. Os espasmos podem ser tão fortes que rompem os músculos ou causam fraturas na coluna. O tempo entre a infecção e os primeiros sinais dos sintomas é geralmente de 7 a 21 dias.
SINTOMAS
O tétano muitas vezes começa com espasmos leves nos músculos da mandíbula (tetania). Os espasmos também afetam os músculos do tórax, do pescoço, da coluna e do abdome. Os espasmos nos músculos da coluna muitas vezes causam arqueamento, chamado de opistótonos.
Os espasmos podem afetar os músculos que ajudam na respiração, o que pode causar problemas respiratórios.
A ação muscular prolongada causa contrações repentinas, fortes e dolorosas de grupos musculares. Isso é chamado de tetania. Esses episódios podem causar fraturas e rompimentos musculares.
Outros sintomas incluem:
Babar
Suor excessivo