Parque Vila Vilha
Este trabalho visa abordar a respeito do Parque de Vila Velha que têm histórico indígena, ou pelo menos os indígenas acreditam e/ou acreditavam, que no local onde estão localizados alguns arenitos no Parque havia sido escolhido para ser a terra dos homens, onde foi enterrado um tesouro que era protegido pelos melhores índios de todas as tribos. Arenitos Vila Velha Acredita-se que Vila Velha tenha começado a se formar há 300 milhões de anos, ou seja, antes da separação dos continentes, a região foi um oceano e, durante as glaciações, foi coberta de gelo, com o derretimento do gelo arrastou-se depósitos de rochas, causando a deposição de sedimentos que, levados pelos rios e pelas chuvas formaram os arenitos, ou areias vermelhas.
Parque de Vila Velha
A lenda indígena
Para os índios, o local onde hoje estão localizados os arenitos de Vila Velha havia sido escolhido para ser a terra dos homens. Nele foi enterrado um tesouro, protegido pelos melhores índios de todas as tribos (os apiabas). Eles contavam com a proteção de Tupã, mas eram proibidos de ter contato com as mulheres.
O índio Dhui foi escolhido para ser o chefe dos apiabas, mas ele tinha atração pelas mulheres. Sabendo disso, as tribos rivais enviaram a índia Aracê Poranga para seduzi-lo. Os dois se apaixonaram. Aracê levou para Dhui uma taça de licor; os dois beberam e deitaram-se à sombra de um ipê.
Tupã, furioso, fez com que um terremoto destruísse a terra dos homens, que virou a cidade de pedra (Itacueretaba). Aracê e Dhui foram petrificados um ao lado do outro, assim como a taça, que se tornou o principal cartão-postal de Vila Velha. O tesouro, liquefeito, transformou-se na Lagoa Dourada.
A origem geológica
Acredita-se que Vila Velha tenha começado a se formar há 300 milhões de anos, antes da separação dos continentes. A região foi um oceano e, durante as glaciações, foi coberta de gelo. O derretimento do gelo, ao arrastar depósitos de