introdução - programação linear
FACULDADE TÉCNICA ESTADUAL DE ARAÇATUBA
FERNANDO AMARAL DE ALMEIDA PRADO
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Projeto de Programação Linear
Caio Henrique Almada Botaro
Evandro Catelani Ferraz
Lucas Cândido Granucci
Wellington Boladão
ARAÇATUBA
2014
Sumário
Introdução 3
Programação Linear 3
O que é? 3 Problema - Condições 3 Modelo de programação linear 3
1. Introdução
1.1 Programação Linear
1.1.1 O que é? A programação linear se relaciona com todas às várias técnicas matemáticas utilizadas para alocar os recursos limitados entre as demandas concorrentes de modo perfeito. A programação linear é a abordagem mais popular que pertence ao tema geral das técnicas de otimização matemática.
1.1.2 Problema - Condições
Existem algumas condições essenciais em um problema que pode pertencer a programação linear. Primeira condição: devem existir recursos limitados, senão não haveria nenhum problema. Segunda condição: deve haver algum objeto explícito, como por exemplo, maximizar o lucro, ou diminuir o custo. Terceira condição: deve haver linearidade (exemplo: uma peça demora duas horas pra ser montada, duas demoram quatro horas). Quarta condição: homogeneidade (exemplo: todas as horas de um trabalhador devem ser produtivas). Quinta condição: divisibilidade, a programação linear diz que os produtos ou recursos podem ser subdivididos em frações.
1.1.3 Modelo de programação linear
Diante do problema de programação linear, a mesma exige um processo de otimização no qual os valores não-negativos para um conjunto de variáveis de decisão, x1, x2, ..., xn, são selecionados para maximizar ou minimizar uma função objetivo na forma
Maximizar(ou minimizar) Z = C1X1 + C2X2 + ... + CNXN sujeito as restrições de recurso, na forma
A11X1 + A12X2 + ... + A1nXn