metodologia
As dinâmicas de grupo fazem parte de treinamentos, de programas educativos e de processos de seleção de profissionais na grande maioria das empresas, na hora de avaliar comportamentos e características das pessoas. Para cada objetivo existe uma dinâmica. Além de um facilitador preparado para conduzir à dinâmica, é preciso ter claro o objetivo, bem como o perfil da empresa, o número de participantes, o local e o tempo disponível para realizá-la.
Passo a passo de uma dinâmica:
O que se deve desejar com a dinâmica de grupo?
É preciso ter claro o objetivo, ou seja, detectar qual é a necessidade da empresa. Se for para ser usada em treinamento, por exemplo, é necessário definir quais as características que se quer avaliar, pois para cada objetivo, uma determinada dinâmica é indicada. Já para recrutamento e seleção, por exemplo, o objetivo da dinâmica é avaliar certas características, o que é desejável ou não num candidato. Suponhamos que se busca um profissional para análise de informações. Neste caso, a dinâmica testará o grau de concentração do candidato.
Como e onde aplicar?
O número de pessoas interfere no resultado da dinâmica. Por isso, o ideal é que exista, pelo menos, um facilitador para cada cinco, seis, até oito pessoas. Com o número fechado de participantes é preciso definir o local onde a dinâmica será realizada. Pode ser numa sala, ao ar livre, numa Lan House. Ás vezes o conteúdo é maçante, então o ideal é buscar um local agradável, mas que não tire a atenção dos participantes.
Quanto tempo deve durar?
Há dinâmicas de cinco minutos a mais de duas horas. O aconselhável é que ela não seja muito extensa, Há dinâmicas feitas em partes, ao longo de uma semana, e podem durar 20 segundos cada. Também vale ressaltar que os resultados ficarão comprometidos se tentar adaptar uma dinâmica de 45 minutos para 15 minutos. O melhor é que dure entre 20 e 30 minutos. Vale ressaltar, no entanto, que a fixação de conhecimentos leva mais tempo.