sosiedade
Prof. Rodrigo Medina Zagni
Revisão Textual:
Profª Drª Patrícia Silvestre Leite Di Iório
A Natureza da Cultura
Nessa unidade, vamos tratar do tema “A Natureza da Cultura”.
Nos debruçaremos sobre as principais definições e abordagens que permitem compreender esse duplo aspecto da dimensão cultural da vida humana.
Atenção
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.
Contextualização
Quando, em alguma situação do nosso cotidiano, dizemos que determinado indivíduo “não tem cultura”, por não dominar um determinado conhecimento, ou não demonstrar aquilo que entendemos como “boas maneiras”, estamos fazendo uma afirmação correta ou equivocada? Existe indivíduo sem cultura? Culturas podem ser superiores ou inferiores?
Ocorre que todo Homem é portador de cultura, ainda que repertórios culturais sejam, no mais das vezes, completamente distintos uns dos outros. Mas, só o Homem é portador e produtor de cultura, os animais não.
Nesta unidade vamos conhecer a natureza da cultura, seus processos formadores e reprodutores, bem como questões como relativismo e diversidade cultural; o que nos servirá de base para compreender diferenças culturais que estão em nosso cotidiano e nos vários grupos e instituições sociais com os quais interagimos.
Em busca das respostas às perguntas aqui elaboradas, embrenhe-se pelo conteúdo teórico, apresentação narrada e demais materiais dessa unidade, a fim de entendermos mais sobre a dimensão cultural da condição humana.
Material Teórico
A cultura como componente indissociável da condição humana
A cultura se define, segundo a Antropologia Cultural, como o ato voluntário humano que é consciente de sua finalidade; ou seja, trata-se da ação humana consciente de que produzirá resultados.
Isso, por si só, nos permite empreender uma série de reflexões;