Relatório senso comum e ciencia
Filosofia da Ciência
O presente relatório apresenta um apanhado das aulas de filosofia da ciência do primeiro termo de matemática turma 2015.
Como texto de apoio, usamos um trecho da obra de Rubem Alves, filosofia da ciência - introdução ao jogo e sua regras, editora brasiliense, complementado com o áudio visual luz, trevas e métodos científicos elaborados na UFRJ pelo Prof. Leopoldo de Meis.
Vamos primeiramente fazer uma exposição sobre o extrato da obra de auves; intitulada como : "O senso Comum e a ciencia".
Esse primeiro capitolo do livro teve por finalidade apresentar as diferenças existentis entre o senso comum e a ciencia:
O senso comum é um tipo de conhecimento adiquirido por um povo a partir de suas experiencias, cultura e aobservação (sem experimentação) do mundo ao seu redor; não é baseado em metodos ou conclusoes cientificas, geralmente tratam-se de informaçoes cotidianas.
Por outro lado o senso comum pode nortear os modos de agir e pensar configurando o carater de um individuo na sosiedade. esse conjunto de conhecimentos extraido de nossas expreriencias nos servisse como um guia para nossas açoes, sentimentos, valores por exeplo e tambem para nos adequar ao meio que vivemos. sua disseminação não poide de forma alguma caracteriza-lo como inferior ao conhecimenro cientifico. a ciencia surgiu da necessidade basica do homem compreender o mundo. trata-se de um sistema de adiquirir conhecimentos basiados no metodo cientifico. mas antes de chegar a essta definição a humanidade criou outrass formas de pensar na origem das coisas. o filosofo Fraces Auguste Conte tem como alicerce de sua obra Lei dos Tres Estados, que estarei elencando sucintabente abaixo:
Primero estado: Mitologico era basido em estorias fantasticas, mitos lendas de carater popular que tinha como obigetivo a explicação de coisas complexas que na epoca passavam do entendimento das pessoas. a sosiedade graga é facilmente assosiado a mitologia, isso porque parra