Psicologia- influencia social
Interação grupal – influência mútua que os membros de um grupo exercem entre si.
Influência social – processo através do qual as pessoas modificam o seu comportamento, as suas atitudes, as suas convicções emoções em função de outrem. Pode ser grupal ou individual.
Processos de influência entre indivíduos
Norma – é um esquema de comportamentos, seguidos pela maioria, que estabelece o que as pessoas podem ou não podem fazer em determinadas situações que implicam o seu cumprimento . É expressão da influência social. Indica um limite que não deve ser ultrapassado. As normas orientam o comportamento.
É graças ao conjunto de normas que os comportamentos dos indivíduos de um dado grupo social são uniformizados, o que é uma vantagem, porque sabemos o que podemos esperar dos outros e o que os outros esperam de nós. As normas permitem, portanto, prever o comportamento dos outros. (Experiência de Milgram no autocarro.)
Resumindo: Função das normas:
• Uniformizar os comportamentos;
• Estabelecer limites;
• Prever comportamentos;
• Prevenir desvios comportamentais;
• Assegurar a estabilidade do comportamento dos indivíduos.
A não aceitação das normas:
• Sanção/ Castigo
• Marginalização
Normalização – processo de elaboração de normas por parte dos elemetos de um grupo quando elas não existem de forma explícita.
CONFORMISMO
Conformismo – forma de influência social que resulta do facto de uma pessoas mudar o seu comportamento ou as suas atitudes por afeito ou pressão do grupo.
Processos subjacentes ao comportamento conformista
1. A unanimidade do grupo – o conformismo é maior nos grupos em que há unanimidade.
2. A natureza da resposta – O conformismo aumenta quando a resposta é dada publicamente. Esta é a razão do uso do voto secreto, para assegurar o máximo de liberdade e independência na escolha.
3. A ambiguidade da situação – a pressão