metodologia
“JULIO DE MESQUITA FILHO”
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
Trabalho Metodologia científica para elaboração de projetos
Área de Concentração: Organização do Espaço
Nível: Doutorado
Professor: Prof. Dr. Fadel David Antonio Filho e Dr. Enéas Rente Ferreira
Disciplina: Tópicos Especiais em Organização do Espaço: Metodologia Científica para Elaboração de Projetos
Aluno: Francisco Wilson Cordeiro de Brito
Para analisar as metodologias e corrente do pensamento geográfico em uma tese de doutoramento que assemelha-se à pesquisa que desejo realizar: GERENCIAMENTO DAS ÁGUAS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS NO CEARÁ escolhi a tese elaborada pelo então aluno Luís Eduardo Bovolato, cujo título é USO E GESTÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM ARAGUAÍNA/TO orientada pelo Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes da UNESP – Campus Presidente Prudente.
A corrente geográfica utilizada pelo autor corresponde ao SISTEMISMO. Isso embora não explícito textualmente está demonstrado em toda sua dissertação. Ele busca entender a relação entre os vários agentes que podem tornam vulneráveis o aqüífero que abastece a cidade de Araguaína, e ele busca isso estudando o comportamento hidrodinâmico deste aqüífero. A corrente sistêmica está bem clara quando da utilização em sua pesquisa dos modelos matemáticos “Visual Groundwater” utilizado para entender a geometria do aqüífero e da camada de basalto, do programa “Surfer” utilizado para verificar os níveis piezométricos dos poços profundos e mapa de vetores de fluxos d’água e so Aquachem 4.0 para tabulação de dados hidrogeoquímicos e definição dos tipos de água segundo as concentrações de cátions e ânions.
Utiliza ainda as palavras-chave do Sistemismo: retroalimentação, interação, controle de processos e a própria dinâmica do sistema hidrogeológico são utilizados no decorrer do texto.
Na análise do trabalho sobre as correntes geográficas