Codigo Galatico
Ações agressivas contra outras espécies na galáxia podem quebrar o Código Galáctico quando essa espécie não é capaz de se defender, e é considerado como uma "jogada suja" por outras civilizações na galáxia. O conceito do Código Galáctico pode ser comparado à lei da vida real que impede que "crimes de guerra" sejam praticados. O uso de super armas, como armas nucleares ou espirituais em outros planetas, assim como a tentativa de converter uma civilização a seguir uma religião, também é considerado como um crime gravíssimo, que pode trazer diversas punições ao império que fez o uso delas.
Quebrando o Código Galáctico irá render uma péssima relação diplomática com todos os impérios e civilizações em um raio de cerca de 10,00pcs em torno do sistema planetário onde a arma foi usada. Isso pode iniciar uma série de guerras, até mesmo com impérios que eram aliados. Mesmo assim, a espécie que quebrou o Código Galáctico não pode fazer o uso de super armas novamente, e o único jeito de se livrar da guerra é vencendo ela, ou usando uma quantidade enorme de SporeBucks para interrompê-la.
Dependendo da posição do sistema planetário do jogador, e da quantidade de impérios nas proximidades, quebrar o Código Galáctico pode ser um erro gravíssimo cometido pelo jogador.
O único império que aceita e apoia o uso de super armas são Os Grox. Eles não só apoiam o uso de super armas em outras espécies, como também fazem isso. Quebrar o código Galáctico em outras espécies próximos aos Grox pode render até +50 pontos