METODOLOGIA
TIPO DE CITAÇÕES:
Citações diretas curtas,
Citações diretas longas,
Citação de citação,
Citação direta com omissão de palavras,
Citação direta com acréscimo ou comentário,
Citação com destaque do texto.
CITAÇÕES INDIRETAS:
Citação indireta de diversos documentos,
Citações de ilustrações e tabelas,
Citações de informações verbais,
Citações de trabalhos não publicados,
Tradução de outra pessoa.
Citações diretas curtas: não ultrapassa mais de três linhas, ela é expressada no corpo do texto, no mesmo tamanho de letra do texto, para destacar a citação, coloca-se entre aspas duplas, cita o sobrenome do autor, ano e página.
Exemplos:
AFIRMA AUMONT, 2012, p. 97, que: “trás o pensamento do autor...”
O autor : AFIRMA AUMONT, 2012, p. 97, contribui com o meu pensamento quando diz que: “........”
OBS: citado no texto, obrigatoriamente tem que ir na lista de referências. Lista de referências: SOBRENOME, Nome. Título (negritado até os dois pontos ‘:’) Edição, editora, ano.
Citações diretas longas: mais de três linhas, espaço simples, recuo de 4 cm a partir da esquerda, letra menor do texto original (tamanho 10), não coloca-se aspas.
Exemplo: XAVIER, 2012, p.56, coloca que: ...
Quando leio um livro, um artigo, uma revista... e cito no meu texto, com as minhas palavras, utilizo a palavra PARAFRASEANDO.
Citação de citação: é um trecho de um documento já citado em outra obra que o pesquisador não tem acesso, mas tomou conhecimento apenas pela citação de outro autor. Exemplo: SOBRENOME (autor que escrever a citação originalmente), ano, (página, seguida da expressão latina) apud SOBRENOME (do autor que já se utilizou da citação).
Citação direta com omissão de palavras: é quando você transcreve a citação de um autor, somente com as palavras que te interessam.
Citação direta com acréscimo ou comentário: é uma citação direta em que você pode fazer um comentário do entendimento dessa citação, esse seu comentário é acrescido entre