Metodologia scrum
Sistemas de Informação
Engenharia de Software
Metodologia Scrum
Feira de Santana
2012
Metodologia Scrum - Ágil e Eficiente
Antes de adotar a Metodologia Scrum, poucos projetos eram entregues nas datas acordadas e muitos deles falhavam ou não satisfaziam as necessidades dos clientes.
Na metodologia Scrum as regras são muito simples e por isso muito fácil de serem adotadas.
O Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software.
No Scrum, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints.
Um Sprint é a unidade básica de desenvolvimento em Scrum. Sprints tendem a durar entre uma semana e um mês. O Sprint representa um Time Box ("caixa do tempo", ou seja, restrito a uma duração específica), dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.
As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog (conjunto de prioridades de requisitos de alto nível do trabalho a ser feito). No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner (proprietário do produto) prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.
A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.
Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint