metodologia SCRUM
Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints, com duração de 2 a 4 semanas, que ocorre várias vezes durante o projeto. O que caracteriza as metodologias ágeis são as iterações. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.
2 CARACTERISTICAS
2.1 Product Backlog
Lista de itens priorizados a serem desenvolvidos. É a lista de requisitos de alto nível vinda do cliente.
2.2 Sprint Backlog
Interpretação do Product Backlog, onde cada requisito é analisado e interpretado, gerando assim as informações de como a equipe vai implementar o requisito no próximo Sprint.
2.3 Sprint
Período de 2 à 4 semanas para a realização de um determinado requisito. Durante o Sprint são realizadas as reuniões diárias (Scrums) e ao final de cada Sprint o Sistema Integrado é julgado pelo cliente
2.4 Scrum
Reuniões diárias de 15 até 30 minutos onde cada membro da equipe responde às seguintes perguntas:
- O que fiz desde ontem?
- O que estou planejando fazer até amanhã?
- Existe algo me impedindo de atingir a minha meta?
2.5 Scrum-Master
O Scrum é facilitado por um Scrum Master, que tem como função primária remover qualquer impedimento à habilidade de uma equipe de entregar o objetivo do sprint. O Scrum Master não é o líder da equipe (já que as equipes são auto-organizadas) mas atua como um firewall entre a equipe e qualquer influência desestabilizadora. Outra função extremamente importante de um Scrum Master é o de assegurar que a equipe esteja utilizando corretamente as práticas de Scrum, motivando-os e mantendo o foco na meta da Sprint.
3. Prós
3.1 Indivíduos e relacionamentos ao invés de processos e ferramentas
Equipes pequenas