Metodologia Scrum
Scrum é uma metodologia que possui seu foco no gerenciamento de projeto da organização onde é dificil planejar à frente. É uma forma de planejar e gerenciar projetos trazendo a autoridade da tomada de decisão a níveis de propriedade de operação e certeza. A tomada de decisão é o ponto-chave do Scrum, não o que está sendo decidido. É uma metodologia baseada na constante iteração (melhorias sucessivas) do processo
Criado em 1986 para empresas de automóveis, os criadores notaram que projetos usando equipes pequenas e multidisciplinares (cross-functional) produziram os melhores resultados, e associaram estas equipes altamente eficazes à formação denominada Scrum, utilizada no Rugby.
Desde então, é amplamente utilizada para projetos de software, mas como o método foi pensado para ser um conjunto de práticas e valores que fornecem um sistema de organização do pensamento, funciona independente da empresa e de suas ocupações. Isso significa que todos os tipos de companhias e negócios podem utilizar a metodologia para agilizar seus processos e garantir melhores tomadas de decisão.
No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais, mas podem levar de 2 a 4 semanas) chamados de Sprints. O Sprint representa um período de tempo no qual um conjunto de atividades deve ser executado. Um projeto é composto de diversos Sprints, para que esteja em constante melhora e evolução (iterações), até que seja considerado finalizado. Um projeto pode ter de 2 a 12 Sprints, dependendo de sua complexidade.
As funcionalidades a serem implementadas em um projeto, o que no design nós chamaríamos de briefing, são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o comendador do projeto (no design, cliente ou gerente de projeto) prioriza os itens do Product Backlog.
A equipe de Scrum – que deve ter entre 5 e 9 funcionários - seleciona as