Scrum Metodologia Agil
Lucas Delazari
Faculdade de Tecnologia de Jales
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Jales - SP, Brasil lucas.delazari@centropaulasouza.sp.gov.br RESUMO Perante todo um processo de pesquisa específico, longo e objetivo é de certa importância considerar a qualidade do Scrum dentre as opções de sistema de gerenciamento de projetos e de software ágil. Além dos termos de agilidade e otimização que esse sistema de desenvolvimento nos propõe, temos a volta de algumas características que influenciam no fortalecimento da equipe destinada a tal projeto.
1. INTRODUÇÃO
O Scrum surgiu na década de 80, onde um grupo de pesquisadores de metodologia científica liderados por Takeuchi e Nonaka tentavam implementar um sistema ágil no ramo de fabricação de veículos e produtos, e apenas na década de 90 que o Scrum foi direcionado para o sistema de desenvolvimento de software (especificamente entre 1993 e 1995), a metodologia trata se da junção de dois conceitos que é a de Takeuchi e Nonaka (a filosofia do estudo), e de Lean, que é o conceito de desenvolvimento iterativo.
Nos tempos atuais a função primária do Scrum é ser utilizado para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software, ele tem sido usado com sucesso ultimamente por líderes de grandes empresas em grandes projetos. Apesar de ser aplicado ao sistema de gerenciamento de desenvolvimento de software, nada impede que o mesmo seja aplicado em projetos fora da área do contexto de informação. Scrum não irá definir como seu projeto tem de ser, ele irá definir como a sua equipe deve agir, e estar preparada as adversidades durante cada etapa.
2. CARACTERÍSTICAS
Dentre as principais funções que apresenta o Scrum temos:
Os clientes se tornam quase que membros oficiais da equipe, que está encarregada de desenvolver o seu projeto, isso permite que a equipe não esteja sujeita às pequenas falhas, que quando acumulativa acabam trazendo grandes transtornos ao desenvolvimento do projeto;
Evolução do