Scrum - metodologia de desenvolvimento ágil
Metodologia SCRUM
Belo Horizonte
2011
1. JUSTIFICATIVA
Com o avanço tecnológico, os projetos de desenvolvimento de software ficaram ainda mais complexos, surgindo a necessidade de se criar técnicas e padrões para sua execução.
Com isso, vários modelos e metodologias de gerenciamento foram criados. Modelos estes que visam gerenciar o custo, a organização das tarefas e equipes, alocação dos recursos e muito mais.
Atualmente, uma das metodologias mais usadas é o SCRUM. O foco desta metodologia é encontrar uma forma de trabalho, onde os membros da equipe consigam produzir software de forma flexível, em um ambiente de constantes mudanças. O processo de desenvolvimento de software envolve muitas variáveis técnicas e de ambiente, como: requisitos, recursos e tecnologias, que podem mudar durante o processo. Isto torna o processo de desenvolvimento imprevisível e complexo, requerendo flexibilidade para acompanhar as mudanças.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Como melhorar o processo de desenvolvimento de software usando a metodologia SCRUM?
3. OBJETIVO GERAL
O objetivo geral da metodologia SCRUM é diagnosticar as falhas de organização do time, estudar processos de melhoria para assegurar a entrega do valor esperado pelo cliente. Para alcançar esse objetivo, é preciso definir com clareza os atributos de valor que deve ser incorporados ao produto final, conhecer as necessidades do time e principalmente a metodologia SCRUM.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Scrum é um processo ágil para construir software incremental em ambientes complexos, onde os requisitos não são claros ou mudam com muita frequência.
Nesse modelo, o cliente é uma parte importante no processo e sua participação é ativa. Mesmo que não esteja presente fisicamente, é essencial que ele participe do projeto, a fim de garantir o sucesso dele. É sua responsabilidade priorizar as funcionalidades que serão implementadas em