Metodologia Estudo Dirigido Segunda Avalia O
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Administração Pública - EaD
www.ufvjm.edu.br
ESTUDO DIRIGIDO
SEGUNDA AVALIAÇÃO PRESENCIAL
Disciplina: Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração
Curso: Administração Pública
Professor responsável: Ronan Pereira Capobiango
Técnicas de coleta de dados
Questionário: é um instrumento de coleta de dados constituído por uma série ordenada de perguntas.
O questionário é um instrumento que possibilita atingir um número grande de pessoas (quantitativo), em uma ampla área geográfica, já que pode ser enviado pelo correio, por meio digital (e-mail) ou aplicado por telefone. O pré-teste, fase que deve anteceder ao questionário, é necessário para adequar a pesquisa à necessidade real do pesquisador, evitando retrabalhos e possibilitando o entendimento da pesquisa e tornando-a mais eficiente, validando este instrumento.. + Vantagens: maior chance de obter respostas espontâneas do entrevistado, abrange uma quantidade maior de pessoas, padronização de perguntas e respostas, obtenção de opiniões (avaliação), conforme o caso; - Desvantagens: exclusão de pessoas com analfabetismo, falta de controle das circunstâncias de preenchimento do questionário.
Entrevista: é um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto. É utilizada para pesquisas qualitativas, uma vez que podem ser extraídas informações mais qualificadas a respeito do objeto de pesquisa, principalmente se este for complexo.
A entrevista pode ser estruturada das seguintes formas: - Estruturada: há um roteiro direcionado através de método(s) específico(s), que delimitam e dirigem o foco da entrevista, com perguntas devidamente formuladas anteriormente para obter a resposta desejada (esperada); - Semiestruturada: há um roteiro específico, que nem sempre é seguido à risca, podendo ser modificada em qualquer tempo antes e até durante a entrevista;
- Não estruturada: