Gestão Empresarial
1. Introdução
Ao elaborar este trabalho sobre uma determinada organização, levamos em conta as idéias que abrem esta apresentação. Para análise, foi escolhido pelo grupo o Centro Maria Imaculada de Promoção da Jovem, situado em Belo Horizonte-MG. Nossa intenção é apresentar a percepção das residentes do pensionato e sua adaptação às normas.
Os conceitos usados foram explorados de maneira simples e compreensível, porém, a fim de esclarecê-los, criamos um glossário com os principais conceitos usados e suas definições. Como abertura, apresentamos o problema de pesquisa, que consiste em uma pergunta que conduzirá toda nossa análise.
Para que nosso propósito ao realizar este trabalho fosse alcançado, elaboramos uma página com os principais objetivos. Também relatamos nossa metodologia e produzimos uma análise dos resultados. Além disso, também foi feita uma conclusão final e apresentamos todas as referências bibliográficas que foram utilizadas.
É necessário lembrá-los que este trabalho é resultado de uma pesquisa de campo, portanto, foi realizado em uma organização. Porém, os aspectos utilizados na pesquisa foram relacionados ao conteúdo da disciplina de Gestão Empresarial. Como já foi abordada, essa investigação partiu de uma pergunta básica, que foi o assunto pesquisado. Não se trata de uma pesquisa teórica, mas da aplicação de conceitos. Para isso, investigamos o Centro Maria Imaculada de Promoção da Jovem através de opiniões, questionário e observações diretas.
2. Problema de pesquisa A organização escolhida pelo grupo foi o Centro Maria Imaculada de Promoção da Jovem, um pensionato que acolhe meninas com o objetivo de incentivar seu crescimento integral, baseado em uma concepção cristã. O pensionato é dirigido por freiras da congregação “Religiosas de Maria Imaculada”, cujo carisma ou missão é acolher, acompanhar e orientar as jovens de outras localidades que saem de suas cidades por motivos de estudo ou até mesmo de trabalho. A