Respostas Qu Mica Medicinal
a) Eleição do alvo terapêutico.
b) Quatro das principais fontes de compostos protótipos.
c) Procedimento para estudos clínicos.
Respostas.
a) A eleição do alvo- terapêutico é a etapa critica no sucesso desta estratégia e depende estreitamente dos conhecimentos bioquímicos sobre a fisiopatologia da doença em estudo e seus mecanismos farmacológicos. Desta forma identifica-se a localização celular e biológica do alvo- terapêutico, intra ou extra celular. O nível de conhecimento estrutural que se possa ter sobre este alvo orientará, em parte, a adoção da melhor estratégia de planejamento ou desenho estrutural de novos padrões moleculares que serão investigados, visando a descoberta de novos candidatos a fármacos para tratamento daquela enfermidade. A integração do conhecimento cientifico próprio de diversas disciplinas é que contribui para a correta identificação do melhor alvo- terapêutico a ser eleito para tratamento, prevenção ou cura de uma fisiopatologia determinada.
b) A escolha a partir de fontes naturais, na base de dados de compostos sintetizados, na medicina tradicional, em fármacos já existentes até mesmo por acaso, são algumas das fontes utilizadas na descoberta de protótipos.
c) Assim qualquer investigação em seres humanos, objetivando descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e/ou outros efeitos de produto(s) e/ou identificar reações adversas ao produto(s) em investigação, com o objetivo de averiguar sua segurança e/ou eficácia.” (EMEA, 1997- Agência Europeia de Avaliação dos Medicamentos). Fase Pré-clínica: Aplicação de nova molécula em animais, após identificada em experimentações in vitro como tendo potencial terapêutico. Fase I- Avaliação inicial em humanos (20 a 100) tolerância em voluntários saudáveis: Maior dose tolerável, menor dose efetiva,