Metodologia de pesquisa
Escopo da disciplina
Doutorando; Manuel Alves
Professores; Profª Drª Manuela Coutinho e Profº DrºFernando Caldeira
1 Introdução
No âmbito do tema da tese de doutoramento; “A Sustentabilidade Ambiental da Actividade Vitivinícola e Boas Práticas no ADV- Alto Douro Vinhateiro” o empreendedorismo terá relevância, ao detectar novas oportunidades, sugerir formas racionais e inovadoras do uso dos recursos naturais, estimular o desenvolvimento local de forma sustentável, e criar empregos (SCHUMPETER, 1991)
O ADV – Alto Douro Vinhateiro, foi acrescentado em Dezembro de 2001 à Lista do Património Mundial da UNESCO, tendo sido classificado como paisagem histórica, cultural e evolutiva viva. O ADV faz parte da RDD- Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola demarcada e regulamentada do mundo, em que as primeiras demarcações ocorreram entre 1757 e 1761.
Considerando que as paisagens culturais correspondem a um conjunto das obras do homem e da natureza, estes cenários ilustram a evolução das comunidades humanas.
A importância ecológica do ADV tem uma peculiaridade que reúne valores patrimoniais relevantes, é estruturado por um eixo natural: o rio Douro, navegável, e uma rede de afluentes, que é também atravessado por um histórico caminho-de-ferro, conhecido destino turístico, que tem o emblemático e mundialmente famoso vinho do Porto.
A qualidade paisagística, do ADV congrega uma área da mais elevada característica de paisagem natural e cultural, de uma região que apresenta excelente potencialidade de sustentabilidade produtiva, tanto como na produção de vinhos, como na actividade do turismo cultural e de lazer. O facto de o ADV ser um bem inscrito na lista do património mundial, é um justo reconhecimento do valor de uma obra de arte colectiva construída ao longo de gerações sucessivas, e é também um factor de viabilidade da preservação e valorização desta paisagem. (ANDRESEN 2006).
O aprimoramento e o incremento das tradicionais