Resumo - sede de deus
Três tipos de sede espiritual
1-Sede da alma vazia
A pessoa não convertida possui uma alma vazia. Destituída de Deus, busca contínua e freneticamente algo para preencher seu vazio. Os objetivos desta corrida desvairada podem incluir dinheiro, sexo, poder, casas, propriedades, esportes, hobbies, entretenimento, misticismo, realização, reconhecimento e estudo; em qualquer desses, porém, está essencialmente “fazendo a vontade da carne e dos pensamentos”(ef 2.3).
2-Sede da alma árida
A diferença entre a alma vazia e a alma árida é que a primeira nunca experimentou os “rios de água viva” (jo 7.38), enquanto que a segunda já os conhece e sabe do que está sentindo falta. Isto não significa que a alma árida tenha perdido a habitação interior do espírito santo; de fato, como Jesus disse, “a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna“ (jo 4.14, ênfase acrescentada). Como é, então, que a alma do verdadeiro crente em cristo se torna árida, quando Jesus prometeu que “aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, para sempre” (jo 4.14)?
A mais comum é quando se bebe demais das fontes dessecantes do mundo e se esquece dos “ribeiros de Deus” (sl 65.9). Talvez o salmista tivesse bebido demais das águas espiritualmente salgadas e insalubres do mundo, pois escreveu duas vezes no mesmo capítulo sobre ansiar por Deus com todo o coração e, ao mesmo tempo, sobre sua firme resolução de não se afastar da palavra do senhor (ver sl 119.10). Excessiva atenção a um determinado pecado ou pecados e falta de atenção à comunhão com Deus (duas coisas que frequentemente ocorrem em conjunto)