Metodologia de linguagem
Teste das hipóteses: planejamento e realização das operações para por à prova as predições, a partir tanto das observações, medições, experimentações quanto das demais operações instrumentais.
Conclusões: correspondem à adição ou introdução novos elementos às teorias existentes, é o contraste dos resultados da prova com as conseqüências deduzidas do modelo teórico. Portanto, a pesquisa científica com abordagem hipotético-dedutiva inicia-se com o descobrimento de um problema e com sua descrição clara e precisa, a fim de facilitar a obtenção de um modelo simplificado e a identificação de outros conhecimentos e instrumentos, relevantes ao problema, que auxiliarão o pesquisador em seu trabalho.
Após esse estudo preparatório, o pesquisador passa para a fase da observação. Na verdade, essa é a fase de teste do modelo simplificado. É uma fase meticulosa em que é observado um determinado aspecto do universo, objeto da pesquisa. A fase seguinte é a formulação de hipóteses, ou descrições-tentativas, consistentes com o que foi observado.
Essas hipóteses são utilizadas para fazer prognósticos, os quais serão comprovados ou não por meio de testes, experimentos ou observações mais detalhadas. Em função dos resultados desse testes, as hipóteses podem ser modificadas, dando início a um novo ciclo, até que não haja discrepância entre a teoria e os experimentos e/ou observações.
O método hipotético-dedutivo é um dos mais utilizados atualmente, principalmente nas ciências naturais, onde sua utilização normalmente aparece ligada à experimentação. Metodologia Universidade Anhembi Morumbi
Método dialético
Parte da premissa de que, na natureza, tudo se relaciona se transforma e há sempre uma contradição inerente a cada fenômeno. Nesse tipo de método, para conhecer determinado fenômeno ou objeto, o pesquisador precisa