Acumulação capitalista
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Desigualdade Social
Salvador
2012
[pic]
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Fátima Cecília Barros do Nascimento
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Acumulação Capitalista e Desigualdade do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª. Karen Michelly Moraes e Sasaki e do tutor Profº. Dafne Pinho Martins.
Salvador
2012
INTRODUÇÃO
A conjuntura da sociedade global é constituída de uma diversidade da qual pode verificar-se diferentes culturas, etnias, religiões e economias, que coexistem no espaço geográfico. É neste cenário que torna relevante as modificações das classes sociais, e desta forma compreender o padrão evolutivo econômico de um povo. As classes sociais são diversificadas, contudo, existe uma homogeneidade nas relações sociais. De frente as disparidades sociais, que se manifestam na possibilidade de cada cidadão ao acesso á educação, cultura, lazer, saúde e segurança, é plenamente visível a diferencia das classes sociais, onde uns tendem a miserabilidade e outras detêm poder econômico que ultrapassa a linha necessária a uma vida servida de todas as garantias constitucionais. Todavia, entre estes extremos, ocorre neste país (Brasil) uma ascensão da dita classe média, isto é, afirma-se que mais pessoas passam a integrar a classe média ou classe C, com esta ativa crescente quase metade da população brasileira está inserida nesta nova classe social.
A Exclusão social é definida, por fatores econômicos e sociais do indivíduo, trata-se de um conceito relativo dentro de qualquer sociedade particular e representada por diversos fatores tais como: os factores